Sim, você pode utilizar qualquer método de afiação e existem diversos. O método que a Carborundum indica é mais fácil para quem tem menos experiência em afiação.

É como se o fio da faca tivesse “virado”. Ao passar a faca algumas vezes na pedra, o efeito esperado é que o fio fique meio “áspero”. Quando atingir esse grau de rebarba, está na hora de trocar o lado da faca.

Existem técnicas de afiação que utilizam pedras temperadas com vaselina, glicerina ou óleo de máquina. Essas técnicas funcionam muito bem com as nossas pedras combinadas. A técnica que utilizamos é a de impregnar a pedra com água, ou seja, antes do uso o ideal é deixar a pedra mergulhada em água para que todos os poros sejam preenchidos. A água também lubrifica e ajuda no acabamento, a vantagem de afiar com a água é que lavando a pedra após a afiação ela fica como nova, utilizando vaselina ou outro lubrificante, esse não sairá mais da pedra.

A pedra de afiar deve ser utilizada apenas no fio de corte da faca. Para limpar a ferrugem na lâmina da faca deve ser utilizada uma lixa d’água fina ou produto químico específico para remoção de ferrugem. Após isso a lâmina pode ser polida com estopa e massa de polir.

Fale conosco preenchendo o formulário abaixo.

Aqui você encontra dicas, tutoriais e novidades relacionadas ao Mundo Carborundum.